A Revolução de 25 de Abril






















16 de Março - Prenúncio do 25 de Abril com a movimentação de tropas do Regimento das Caldas da Rainha.

25 de Abril - Golpe de Estado; o MFA derruba o regime autoritário e entrega o Poder à Junta de Salvação Nacional, presidida pelo general António Spínola.
Recontros junto à sede da DGS: agentes desta polícia política dispararam rajadas de metralhadora contra os manifestantes, causando 45 feridos e 4 mortos.
Movimentações populares de apoio ao movimento das Forças Armadas com grande concentração na baixa lisboeta e em especial no Largo do Carmo.

26 de Abril - A Junta de Salvação Nacional reconhece que a solução das guerras do ultramar é política e não militar e que se deve debater este problema a nível nacional, lançando-se uma política que conduza à paz.
O almirante Américo Thomaz e o professor Marcello Caetano embarcam para o Funchal, sob custódia militar.

27 de Abril - A Junta de Salvação Nacional nomeia os chefes dos estados-maiores das Forças Armadas: o capitão de mar-e-guerra José Baptista Pinheiro de Azevedo é nomeado chefe do Estado-Maior da Armada, sendo promovido a vice-almirante, o brigadeiro Jaime Silvério Marques é nomeado chefe do Estado-Maior do Exército, sendo promovido a general, o general piloto-aviador Manuel Diogo Neto é nomeado chefe do Estado-Maior da Força Aérea.

28 de Abril - Chegam a Santa Apolónia, vindos de Paris, os dirigentes do PS, Dr. Mário Soares, Dr. Ramos da Costa, que estava há 13 anos exilado em Paris e engenheiro Tito de Morais.
A Junta de Salvação Nacional envia para a Imprensa Nacional os primeiros diplomas, através dos quais destituí dos seus cargos o almirante Américo Thomaz, o chefe do Governo, Marcello Caetano, e os ministros, secretários e subsecretários de Estado do seu gabinete. A Assembleia Nacional e o Conselho de Estado são também dissolvidos. Estes poderes passam a ser exercidos pela Junta de Salvação Nacional (aprovado em 25 de Abril).

29 de Abril - A Junta de Salvação Nacional nomeia o general Costa Gomes no cargo de chefe do
Estado-Maior-General das Forças Armadas.

30 de Abril - É instituído o dia 1 de Maio como feriado nacional obrigatório(aprovado em 27 de Abril).

1 de Maio - Cerca de um milhão de pessoas celebram euforicamente, em manifestações por todo o país, o Dia do Trabalhador. São as primeiras manifestações livres desde há quase 50 anos.
A Junta de Salvação Nacional é reconhecida internacionalmente.

Dados recolhidos em Portugal 20 Anos de Democracia, coordenação de Reis, António, Círculo de Leitores

Sem comentários: