Reportagem da Visita de Bernardino Machado




Visita do Presidente Bernardino Machado

No dia 28 de Abril, a escola EB23 Bernardino Machado recebeu a ilustre presença de Sua Excelência, o Presidente Bernardino Machado.

Cerca das 10 horas da manhã, a população escolar esperava a Sua chegada, em festa, com flores e bandeiras de Portugal, com roupa de cerimónia e sorrisos no rosto, como merece o nosso Patrono.


A chegada do carro oficial foi saudada com palmas e, apesar da sua idade, Sua Excelência, rejuvenescido, desceu pelo seu pé, espantando todos com a sua cordialidade, distribuindo sorrisos às crianças, beija-mão às senhoras e cumprimentos aos cavalheiros.


As surpresas foram surgindo!

No átrio da biblioteca, onde se encontra uma Exposição de Caricaturas, o Senhor Presidente inaugurou um painel com o seu retrato, da autoria das professoras Salomé e Maria dos Anjos.
Já no interior da biblioteca, devidamente engalanada para o efeito e recheada de trabalhos de alunos sobre a Sua Pessoa, época e personalidades suas contemporâneas, deu-se a Estreia do Hino da Escola, da autoria do professor Hugo Machado que, modestamente, desapareceu, algures, nos bastidores.

O Presidente da Escola, professor Alfredo Lima, fez as honras da casa, do seu discurso retivemos a responsabilidade da herança das palavras de Bernardino Machado: "Ser instruído é ser Livre".


Seguiu-se o discurso de Sua Excelência!

A Lição foi dada por um aluno. Foi o Fábio, o nosso Presidente, e contou-nos a "Vida de Bernardino Machado" com uma ternura, uma seriedade e uma sinceridade, que a todos nos fez esquecer que era um Adolescente que estava ali. Mimando-nos com uma representação digna de um profissional que ama e compreende a sua personagem, (por trás da encenação, esteve a mão da professora Eugénia).

"O bom filho, à casa torna" e o nosso antigo colega, Joaquim Lima, partilhou connosco o seu saber sobre a personalidade de Bernardino Machado e a sua época.

Seguiu-se um "Porto Bernardino Machado" e «Os Bernardinos» de Mogege desfilaram pela escola.
Como é de bom tom nas casas portuguesas, o convívio fez-se com os pés debaixo da mesa!

A Repórter estava lá!

Palmeira, A.



























Sem comentários: