A educação de D. Maria II


Diziam aqueles que conheciam D. Pedro que as boas qualidades do Rei eram mesmo suas; as más eram devidas à péssima educação que tivera. Ele próprio afirmava que «ele e o mano Miguel eram os últimos malcriados da família». Os seus filhos seriam bem educados.


De facto era grande a sua preocupação com a educação dos filhos.


Lê a carta que escreveu a D. Maria II.




«S. Miguel, 10 de Junho de 1832




Minha querida Maria. Recebi a tua cartinha de 10 de Maio escrita um pouco mal para a tua idade e adiantamento. Parece-me que tu não tens cuidado muito de estudares.


Quando tu, minha filha, chegares a uma idade mais avançada, tu não deixarás de conhecer que eu tinha muita razão de te desejar ver instruída. O defeito de não ter recebido uma educação conveniente eu tenho sentido, tudo que tenho feito tem sido porque Deus me tem favorecido; eu não quero que tu me julgues para o futuro um pai descuidado de tua educação, antes quero que me tenhas por severo.


Eu espero que tu estudes d' hora em diante como convém a quem tem que reger uma Nação que precisa de bons exemplos e de uma Rainha assaz instruída...»




in História e Geografia de Portugal, Oliveira, Ana Rodrigues e outras


Texto Editora

Reflecte sobre as palavras do Rei D. Pedro IV!

Sem comentários: