Comemoração do Dia do Patrono, Bernardino Machado Pedagogo

Muitos de vocês já conhecem a biografia do nosso patrono* mas muito poucos conhecem a sua obra. Hoje, a partir de frases suas, vamos dar-te a conhecer um pouco mais sobre a maneira de Bernardino Machado pensar a pedagogia.
"Não se faça triste a vida das crianças nem de ninguém"
"O prazer do trabalho digestivo dissimula a fome. por isso, quantas vezes, o pobre, coitado, diz que está a enganar a fome! E, para a enganar tudo serve."
"As crianças vivem muito da fantasia. Dum pão ou duma cana fazem um cavalo; às vezes, mesmo sem nada, basta-lhes ver um cavalo para logo se imaginarem montados nele.Imaginariamente fazem tudo;"
"As cores são diversamente emotivas Algumas parece que nos alvorotam, outras enternecem-nos. O vermelho atiça a raiva do touro."
alvorotam = alvoroçam
" A saúde comunica à alma uma emoção de alento. Todos nos animamos, quando estamos bons; assim como desfalecemos quando doentes. Reciprocamente, alegria é saúde."
"Cantar, ler de alto, recitar, discursar, são exercícios indispensáveis para dar alcance à fala e articular distintamente."

"O silêncio infunde tristeza. Quando alvorece, renasce em nós a vida auditiva. A música delicia-nos. Se até o boi, ao chiar do carro, aligeira o passo!"

"Todo o raciocínio é matemático."
"A aplicação da inteligência chama-se estudo"

"O espírito vai do concreto ao abstracto; e do intuitivo ao discursivo. Tal é a ordem que a educação deve respeitar"
"Os que têm, sobretudo, a imaginação do prazer, são os optimistas; os que têm, sobretudo, a (imaginação) da dor, são os pessimistas."
"A luz é a alegria. Até os povos selvagens a saúdam e adoram. Um dia radioso alvoroça-nos de júbilo. A tarde inclina à melancolia; a lua é o astro saudoso. Um quarto escuro é um lugar de terror para as crianças. O preto significa luto. Nas datas fúnebres suspendem-se os espectáculos."
" Lembremo-nos, de que o bem é preciso fazê-lo"

Espero que tenhas aprendido algo de diferente sobre a personalidade e o pensamento de Bernardino Machado e que tenhas ficado com curiosidade de saber mais. Para isso, consulta, na biblioteca da escola o seu livro Pedagogia II, Obras de Bernardino Machado, de onde foram retiradas estas citações.


*Se não conheces a biografia de Bernardino Machado podes consultá-la aqui, no blogue.

 Seleção e organização do texto
Olinda Campos




Sem comentários: