Comemoração do Dia de Bernardino Machado

A Caricatura, a Cordialidade


A Figura Pública



O Catedrático






O Político






A Família de Bernardino Machado na apresentação do seu livro









Em família












Comemora-se, amanhã, dia 28 de Abril, o Dia do Patrono do Agrupamento de Escolas Bernardino Machado.
Ao longo do dia, a escola estará aberta à comunidade e oferecerá uma variedade de actividades, destacando-se: exposições, ateliers, desportos radicais, concursos culturais e uma conferência sobre Bernardino Machado.
Conta-se com a adesão e entusiasmo de todos.

Entretanto fica a saber a opinião de alguns alunos sobre a vida e obra de Bernardino Machado.


BERNARDINO MACHADO
Visto pelos alunos
O QUE APRENDERAM E O QUE MAIS ADMIRARAM
















A FAMÍLIA
“Bernardino Luís Machado Guimarães era bonito, aprumado, rico, pai de família, vaidoso, cavalheiro, ambicioso.”
Citação recolhida por
Marta Ferreira
A parte que eu mais gostei na vida de Bernardino Machado foi desde a sua infância até à formação da sua família. (…)
Quando era criança, ele era curioso e inteligente (…)
Ele casou com Elzira Dantas, de quem teve muitos filhos (19 filhos). Dezanove!!!
Como é que Bernardino e sua esposa conseguiram sustentar tantos filhos se ainda hoje criar 3 filhos já é complicado?
Sara Santos
Também teve a alegria de ter dezanove filhos com a mulher que amava e com quem tinha casado.
Ana Lúcia Mendes
... Admirei-o quando li que foi pai de dezanove filhos e, pelo que eu percebi, também foi um bom marido.
Inês Filipa Pereira
Também gostei do aspecto de Bernardino ser um homem de família porque ele teve dezoito filhos com uma só mulher e amava-os a todos, tanto aos dezoito filhos como à sua esposa Elzira Dantas.
Ana Loureiro




A CARREIRA POLÍTICA
Foi nomeado Ministro de Portugal (…) o cargo de Ministro de Portugal é muito importante e, por norma, as pessoas sentem-se elogiadas.
Isabel Martins
(…) assumiu os cargos para os quais foi nomeado, inicialmente pela monarquia, deputado e ministro, com o evoluir da idade as suas convicções mudaram, de monárquico desiludido passou a republicano convicto.
Após a implantação da República foi nomeado Ministro dos Estrangeiros, Ministro de Portugal, Presidente da República e Ministro da Justiça.
Ana Lúcia Mendes
O aspecto de vida que mais me impressionou em Bernardino Luís Machado Guimarães foi ele ter sido político. (…) ele lutou até ao fim para que os portugueses fossem melhores.
Ana Loureiro
Os aspectos da vida de Bernardino Machado que eu escolhi têm a ver com o seu lado corajoso e lutador, são quando ele deixou de ser um apoiante da Monarquia e passou a ser Republicano e quando lutou contra Salazar.
Bernardino Machado foi um grande lutador e um homem corajoso.
Sónia Cristina Santos
Bernardino Machado defendia muito a Liberdade e a Igualdade que eram duas das coisas mais importantes naquela época. As pessoas sem Liberdade não podiam ser felizes, pois não tinham liberdade de exprimir as suas ideias. A Igualdade é outra das coisas essenciais, pois muitas vezes, as pessoas mais pobres são diferenciadas dos ricos só por estes terem más condições de vida (casa degradadas, falta de emprego, alimentação reduzida, roupas simples, etc.).
Sara Santos
Quando comecei a ler a vida de Bernardino Machado fiquei encantada.
Sempre ouvi falar de Bernardino Machado mas nunca pensei que ele tivesse uma carreira política tão interessante. O que gostei mais foi, sem dúvida, o seu percurso político. (…)
Como político soube escolher sempre o melhor para o País. Por isso, quando morreu, uniram-se todos para o homenagear, penso que foi uma homenagem bem merecida.
Assim como tudo que existe, hoje, em sua homenagem, até eu, quando ouvir falar de Bernardino Machado vou sentir orgulho.
Inês Filipa Pereira
A CARREIRA ACADÉMICA/ A DOCÊNCIA
Um aspecto que também gostei (…) foi ele ter estudado Matemática e Filosofia e ter conseguido ser um bom aluno (…) acho interessante que conseguisse ser um bom aluno mesmo em cursos muito difíceis e isso não é para todos, nem todos conseguem ser bons alunos como ele foi.
Ana Loureiro
Depois de se formar em Matemática e Filosofia, propuseram-lhe ser deputado e ele aceitou mas, mesmo assim, não deixou o ensino.
Sara Santos
A luta ao lado dos estudantes
“Em 1907, estive ao lado da luta dos estudantes e pedi a exoneração do cargo de lente da Faculdade de Filosofia”
Bernardino Machado ajudou os estudantes a lutar pelos seus direitos e por aquilo que queriam. Foi um exemplo de pessoa porque” deixou” o seu trabalho para ajudar os estudantes nas suas manifestações, e isso prova o quão prestável ele era.
Alexandra Rodrigues Cunha
O que mais me emocionou, foi o facto de Bernardino Machado, na época em que era Professor na Faculdade de Filosofia, abdicar deste cargo pela causa dos estudantes.
Ana Lúcia Mendes
Acho que Bernardino Machado ter lutado ao lado dos estudantes foi de extrema importância no seu reconhecimento a nível nacional, mostra que é uma pessoa que luta pelos seus objectivos! Para além disso, mostra que tem bons princípios. Sabe que quando algo não está bem, tem de o remediar de alguma maneira!
De certa forma também mostra que era instruído. Como ele dizia: “Ser instruído é ser livre”
Ruben Fernandes
O que eu mais gostei foi o esforço que ele fez em relação ao ensino. Deu um grande contributo para o ensino português.
João Paulo Miranda
.Eu escolhi fazer um trabalho sobre a sua vida de professor universitário (lente catedrático) porque Bernardino Machado estudou uma disciplina muito interessante e que foi a Antropologia.
Fiquei interessado neste aspecto de Bernardino Machado pois, ele e os seus alunos faziam estudos muito interessantes, tais como, medir crânios, caras e esqueletos de diferentes seres humanos, de várias partes do mundo.
Foi, pois, um aluno brilhante e depois professor. (…) Tornou-se conhecido no meio académico, entre outras razões, pela introdução e criação dos estudos universitários de Antropologia em Portugal.
A Antropologia, que é o estudo do Homem, foi a ciência que mais interessou a Bernardino Machado porque ele era um apaixonado e defensor da liberdade de cada pessoa e da autonomia dos povos. Bernardino Machado lutava pela conquista da dignidade e da liberdade do Homem.
(…) mostrou ser um professor e um político muito sensível a problemas como as condições de vida dos trabalhadores, o ensino técnico-profissional e a instrução pública.
(…) tomou a defesa dos estudantes numa greve académica e demitiu-se de lente (…) em protesto contra a repressão instalada na U. de Coimbra.
Foi um óptimo professor porque dava liberdade aos seus alunos para fazerem os seus estudos.
Fiquei a saber que, para Bernardino Machado, era importante perceber a diferença entre pessoas de lugares diferentes do mundo porque isso fazia entender melhor a importância da liberdade.

Pedro Almeida

A PRESIDÊNCIA

Na biografia de Bernardino Machado o acontecimento que eu achei mais interessante foi o facto de Bernardino Machado ter sido duas vezes Presidente da República. (…) Eu achei interessante esta parte da sua biografia porque nenhum dos outros presidentes foi” eleito” por duas vezes embora a última vez tenha sido só por dois meses. (…)acho que foi um bom Presidente da República, pois sempre lutou para defender os direitos e liberdades das pessoas.
Inês Fernandes Machado
E a outra parte que eu mais gostei foi a Implantação da República (…) porque foi um grande passo para Portugal e para Bernardino Machado porque o povo já podia escolher o seu presidente e o Bernardino Machado foi candidato e ganhou.
Ana Margarida Marques
O que mais me interessou foi quando ele foi Presidente da República porque acho que é preciso ter mérito para o ser e é uma decisão muito importante (…)
Sofia Marques

Viviam-se períodos difíceis no mundo aquando da I Grande Guerra, quando Bernardino Machado ocupou o cargo de Presidente da República, no ano de 1917 visitou as tropas portuguesas na frente de guerra. E, nesse mesmo ano, foi obrigado a ir para o exílio para Paris com a sua família.
Conclui-se, portanto, que era um homem de convicções bem assentes, não abdicando das suas causas.
Ana Lúcia Mendes

No ano de 1926, Bernardino Machado, para evitar uma guerra civil, entregou o poder a Mendes Cabeçadas. Eu escolhi este aspecto da sua vida porque Bernardino Machado, ao tomar esta atitude, pensou no bem-estar dos cidadãos, preferindo afastar-se do poder em vez de levar o país a uma guerra civil.
Rafael Azevedo

A CARICATURA
Bernardino Machado tinha fama de se dar bem com toda a gente e de cumprimentar afavelmente os seus inimigos. A sua gentileza, traduzida no velho costume de cumprimentar tirando a cartola, foi motivo de muitas caricaturas onde Bernardino Machado aparece a fazer vénias de cartola na mão.
Bernardino Machado herdou a Fábrica de Manteiga de Mantelães (…) foi por este facto que Bernardino Machado foi caricaturado por Francisco Valença em cima de uma embalagem de manteiga.
E também fiquei a saber que a alcunha de Bernardino Machado era “o Manteiga”.
Pedro Almeida
JOANE E BERNARDINO MACHADO
“Regressei, com os meus pais, a Portugal e vim morar para Joane onde viviam os meus avós”
Escolho esta parte do “discurso de Bernardino Machado” porque fala das suas origens e também da vila onde viveu, a minha vila… JOANE.
Marta Moura
Acho que a figura de Bernardino Machado representa a vila de Joane porque esteve cá a viver durante algum tempo e a sua casa ainda existe na Rua Sara Barros Machado. Esse facto é uma grande mais-valia para Joane.
Inês Fernandes Machado
Gostei de saber que Bernardino Machado já viveu em Joane e de, também, gostar de Matemática, tal como eu.
Carlos Miguel Angeiras
(…) ter edifícios com o nome dele, como a nossa escola e o museu Bernardino Machado em Vila Nova de Famalicão.
Pedro Silva
Gostei que Bernardino Machado tivesse mudado a sua nacionalidade de brasileira para portuguesa porque, se não tivesse mudado, provavelmente a minha escola não teria o seu nome.
Ana Loureiro




Trabalhos de investigação e de opinião critica realizados pelos alunos das turmas B, C e D do 6º ano, de 2010/2011, do Agrupamento de Escolas Bernardino Machado.
Selecção, organização, compilação e revisão gráfica feitas pela professora de HGP, Olinda Campos

Sem comentários: