Pavilhão de Portugal na Expo 2010 em Xangai
Pavilhão português na Expo2010 em Xangai bateu recorde de afluência
Xangai, China, 27 mai (lusa) - O pavilhão de Portugal na Expo 2010 foi visitado por mais de 23 000 pessoas na quarta feira, batendo o recorde de afluência desde a abertura do certame, há quase um mês, disse hoje à agência Lusa um responsável português.
"A afluência à Expo tem aumentado nos últimos dias e isso reflete-se também no nosso pavilhão", disse a mesma fonte.
O número de visitantes da Expo 2010 ultrapassou na quarta feira os seis milhões, aproximando-se da média necessária para alcançar o recorde de 70 milhões prometido pelos organizadores
No pavilhão português, o visitante número 400 000 - uma jovem ucraniana - entrou quarta-feira a meio da tarde.
Alcançado apenas cinco dias depois dos 300 000, aquele número é considerado "um bom indicador" para o Dia de Portugal no certame (06 de junho), cujo programa inclui dois espetáculos - com Mariza e o grupo Amália Hoje - e uma Arruada Minhota.
A Expo 2010, dedicada ao tema "Better City, Better Life" (Melhores Cidades, Maior Qualidade de Vida), decorre de 01 de maio a 31 de outubro numa área de 528 hectares (cerca de 10 vezes a Expo 98, em Lisboa).
É a maior exposição universal de sempre, com cerca de 240 países e organizações internacionais.
Na primeira semana, a afluência esteve muito aquém das expetativas e houve um dia em que o número de visitantes não chegou sequer a 90 000.
Portugal apresenta-se em Xangai como "uma praça para o mundo" e "um mundo de energias", conceitos que procuram ampliar a posição geoestratégica do país ("porta do Atlântico") e a "criatividade e inovação" dos portugueses.
O pavilhão português - um edifício de 2000 metros qudrados, revestido de cortiça - evidencia os 500 anos de relações com a China e a atual aposta nas energias renováveis.
"É uma simbiose entre o que fomos e o que pretendemos ser", afirmou Rolando Borges Martins.
O espaço, desenhado por um arquiteto português de Macau, Carlos Couto, inclui ainda uma loja e uma cafetaria-restaurante que serve caldo verde, bifanas, frango assado, moelas, pastéis de nata, bicas e cerveja.
AC.
*** Este texto foi escrito ao abrigo do novo Acordo Ortográfico ***
Lusa/Fim
Subscrever:
Enviar feedback (Atom)
Sem comentários:
Enviar um comentário