Meu Portugal Brasileiro


Se queres saber mais sobre "a vida apaixonante de um português na corte de D. João VI", propomos-te que leias o livro "Meu Portugal Brasileiro" de José Jorge Letria.


"A bordo de uma das naus da frota que leva a família real para o Brasil, em finais de 1807, vai um jovem oficial que tudo deixa em Lisboa _ família, noiva e muitos sonhos _ para cumprir o seu dever de militar.


Os anos que se seguem vão ser de emoção, sofrimento e permanente descoberta. Estando perto da família real, conhece as suas grandezas e misérias, mas também observa de perto o drama da escravatura."


Aqui se transcreve um pequeno excerto para despertar ainda mais a curiosidade:


«...Da minha boca nunca ouvia o infante reprimendas nem admoestações, que eu estava ali para o servir e para permitir que se divertisse com segurança e não para lhe roubar o prazer que ele tão livremente perseguia. Às vezes dizia-me:


_ Ainda havemos de travar juntos muitas batalhas, nem que seja contra o papalvo do meu irmão Miguel.»


Já adivinhaste de que infante e futuro rei se trata?


A História também se aprende através do romance ...


Sem comentários: